Dormir menos de 6 horas por noite pode te dar 3 cm a mais de cintura

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Dormir mal pode causar ganho de peso, temem os cientistas, depois de descobrirem que as pessoas que dormiam apenas seis horas por noite tinham medidas de cintura 3 cm maior do que aquelas que dormiam nove horas.

Os resultados reforçam a evidência de que o sono insuficiente pode contribuir para o desenvolvimento de doenças metabólicas, como diabetes.

O estudo da Universidade de Leeds envolveu 1.615 adultos que relataram quanto tempo eles dormiram e mantiveram registros da ingestão de alimentos.

Também mediu outros indicadores de saúde metabólica geral, como pressão arterial, colesterol no sangue, açúcar no sangue e função da tireoide, bem como o peso e a circunferência da cintura registrados.

Aqueles que dormiam por seis horas ou menos por noite tinham cinturas que eram em média 3 cm maiores que aqueles que dormiam por nove horas.

O sono mais curto também foi relacionado a níveis reduzidos de colesterol bom que ajuda a remover a gordura do corpo e protege contra doenças cardíacas.

O Dr. Greg Potter, pesquisador em metabolismo na Universidade de Leeds, disse: “O número de pessoas com obesidade em todo o mundo mais do que duplicou desde 1980.

“A obesidade contribui para o desenvolvimento de muitas doenças, principalmente diabetes tipo 2. Compreender por que as pessoas ganham peso têm implicações cruciais para a saúde pública “.

Crucialmente, o estudo não encontrou nenhuma relação entre o sono curto e uma dieta menos saudável – um fato que surpreendeu os pesquisadores.

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Outros estudos sugeriram que o sono encurtado pode levar a escolhas dietéticas precárias. Mas a nova pesquisa sugere que é o próprio sono que está gerando o efeito.

A Dra. Laura Hardie, pesquisadora do estudo, acrescentou: “Porque descobrimos que os adultos que relataram dormir menos do que seus pares eram mais propensos a sobrepeso ou obesidade, nossas descobertas evidenciam a importância de dormir o suficiente.”

As descobertas se somam ao crescente número de evidências que mostram o quão importante é a boa noite de sono para a saúde.

A pesquisa foi relatada na revista PLOS ONE.

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