Quanto tempo de sol é bom para sua saúde?

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Pesquisadores espanhóis estimaram a duração da exposição à radiação solar necessária para obter as doses recomendadas de vitamina D

Enquanto na primavera e no verão são suficientes de 10 a 20 minutos ao sol, nos meses de inverno são necessárias quase duas horas, portanto, para a grande maioria da população é difícil conseguir os valores ideais.

Todos os anos, estudos sobre os benefícios do banho de sol em doses moderadas são intercalados com aqueles que confirmam os riscos de fazê-lo excessivamente.

Embora a radiação solar ultravioleta (UV) contribua para o desenvolvimento de eritema solar, câncer e envelhecimento da pele, também reduz a pressão arterial, sintetiza a vitamina D e melhora o tratamento de várias doenças.

Agora, o Grupo de Pesquisa de Radiação Solar da Universidade Politécnica de Valência (UPV) analisou o tempo de exposição necessário para obter as doses recomendadas de vitamina D sem prejudicar a nossa saúde. Os resultados foram publicados na revista Science of the Total Environment.

“Na Espanha, apesar de ser um país com muitas horas de luz solar, vários artigos têm relatado uma alta porcentagem de deficiência de vitamina D entre os vários estratos da Terra”, afirmou a autora, Dra. Maria Antonia Serrano, da UPV e autora principal do estudo.

A deficiência de vitamina D está associada em adultos a um maior risco de sofrer de várias doenças. Uma vez que poucos alimentos contêm esta vitamina, a sua síntese na pele é o resultado da exposição ao sol e a principal fonte natural que existe.

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Dra. Serrano e seus colegas estimaram o tempo necessário para obter as doses recomendadas – o que equivale a uma dose diária de 1.000 UI (unidades internacionais) de vitamina D – em uma área como a cidade de Valência, que recebe uma grande dose de radiação UV ao longo do ano.

 

Fonte: Eurekalert

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