Ingestão regular de mirtilo melhora função cerebral em idosos

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Beber suco de mirtilo concentrado melhora a função cerebral em pessoas mais velhas, de acordo com pesquisa da Universidade de Exeter.

No estudo, pessoas saudáveis ​​com idade entre 65-77 anos que bebiam suco de mirtilo concentrado todos os dias apresentaram melhorias na função cognitiva, fluxo sanguíneo para o cérebro e ativação do cérebro ao realizar testes cognitivos.

Houve também evidências que sugerem melhora na memória de trabalho.

Os mirtilos são ricos em flavonoides, que possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

“Nossa função cognitiva tende a diminuir à medida que envelhecemos, mas pesquisas anteriores mostraram que a função cognitiva é melhor preservada em adultos mais velhos e saudáveis, com uma dieta rica em nutrientes”, disse a Dra. Joanna Bowtell, chefe do Deporte e Ciências da Saúde da Universidade de Exeter.

“Neste estudo, temos mostrado que com apenas 12 semanas de consumo de 30 ml de suco concentrado de mirtilo todos os dias, o fluxo sanguíneo cerebral, ativação cerebral e alguns aspectos da memória de trabalho foram melhorados neste grupo de idosos saudáveis”.

O estudo

Dos 26 adultos saudáveis ​​no estudo, 12 receberam concentrado suco de mirtilo – proporcionando o equivalente a 230 g de mirtilos – uma vez por dia, enquanto 14 receberam um placebo.

Antes e após o período de 12 semanas, os participantes fizeram uma série de testes cognitivos, enquanto um scanner de ressonância magnética monitorou sua função cerebral e o fluxo sanguíneo cerebral em repouso foi medido.

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Comparado ao grupo do placebo, aqueles que fizeram exame do suplemento do mirtilo mostraram aumentos significativos na atividade de cérebro em áreas do cérebro relacionadas aos testes.

O estudo excluiu qualquer pessoa que disse consumir mais de cinco porções de frutas e legumes por dia, e todos os participantes foram orientados a manter a sua dieta normal durante todo o processo.

Pesquisas anteriores demonstraram que o risco de demência é reduzido pela maior ingestão de frutas e vegetais e a função cognitiva é melhor preservada em idosos saudáveis ​​com uma dieta rica em alimentos à base de plantas.

Os flavonoides, que são abundantes nas plantas, são prováveis ​​ser um componente importante em causar estes efeitos.

Fonte: Applied Physiology, Nutrition and Metabolism

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