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Exercício físico faz mais bem se você acreditar nisso. Diz nova pesquisa.

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Pesquisadores da Universidade do Departamento de Ciências do Desporto realizaram um estudo que demonstrou que mentalidade positiva antes de exercício físico produz benefícios neurofisiológicos para o atleta.

 

Os pesquisadores convidaram 76 homens e mulheres com idade entre 18 e 32 anos para participarem da pesquisa. Eles tiveram que se exercitar por 30 minutos em uma bicicleta ergométrica. Antes disso, os indivíduos do teste foram separados em grupos diferentes e mostrado um dos vários filmes curtos que elogiou os efeitos positivos da bicicleta sobre a saúde. Outro grupo foi mostrado filme dizendo o oposto. Além disso, os pesquisadores perguntaram aos indivíduos do teste se eles já acreditavam nos efeitos positivos da atividade física antes de iniciar o estudo.

Os participantes preencheram questionários pedindo-lhes sobre o seu bem-estar e seu humor antes e depois do exercício. Além disso, os pesquisadores mediram a atividade cerebral dos participantes com um eletroencefalograma (EEG).

Exercício físico
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“Os resultados demonstram que a nossa crença em quanto vamos fazer atividade física tem um efeito considerável sobre o nosso bem-estar na forma de uma profecia auto-realizável”. Resumiu Mothes.
Os resultados forneceram evidências para o efeito placebo durante o exercício. As pessoas que já acreditavam que a atividade física teria efeitos positivos antes de participar do estudo tiveram melhor humor e reduziram sua ansiedade em relação aos menos otimistas. Além disso, o estudo revelou uma diferença neurofisiológica entre os indivíduos do teste.

De acordo com as medições da atividade cerebral, os participantes com maiores expectativas antes do início do estudo e aqueles que tinham visto o filme sobre os benefícios para a saúde do ciclismo de antemão estavam mais relaxados em nível neuronal.

Aplicando no dia a dia

Os resultados provavelmente também se aplicam a outros esportes de resistência, como corrida, natação ou esqui cross-country. Relatou Mothes.

“Crenças e expectativas poderia ter consequências a longo prazo, por exemplo, sobre a nossa motivação para praticar esportes. Eles podem ser um fator determinante para incentivar-nos ao esporte. Em vez de ficar em casa no sofá”.

 

Fonte: Journal of Behavioral Medicine

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